Comercial (11) 2577-7899

cloud

Ouvimos falar em cloud computing bastante ultimamente, mas será que a nuvem é uma alternativa interessante para os negócios?

Alguns empreendedores têm uma necessidade enorme de enxergar o lugar onde seus dados ficam armazenados. A verdade é que ter os dados a vista não é garantia de segurança.

A gestão de TI em uma pequena empresa fica toda nas mãos do empreendedor e acaba sendo um grande desafio. Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com quatro razões para considerar se compensa adotar a computação em nuvem para o seu negócio.

1. A nuvem facilita o compartilhamento.

Colocar seus arquivos, programas, backup, ou sua rede nas nuvens, é uma maneira de facilitar o compartilhamento com quem precisa usar. Um grande exemplo disso é o Google Docs (agora Google Drive) e softwares como o Dropbox.

Os arquivos em nuvem são muito mais fáceis de serem compartilhados, uma vez que as pessoas não precisam necessariamente estar no mesmo local onde esses arquivos estão armazenados.

A nuvem permite que uma empresa compartilhe a rede da sua sede, em São Paulo, com a sua filial no interior do estado, ou no interior do Brasil. Isso tudo sem interferir nas permissões dos usuários da rede.

A computação em nuvem permite compartilhar o acesso a todos os sistemas, arquivos e redes, sem limites geográficos.

 

2. A nuvem é o método mais seguro de hospedagem.

Quer você acredite ou não.

A nuvem é mais segura em relação aos casos de força maior, por exemplo: uma enchente, um incêndio, uma árvore que obstruiu o acesso à internet, ou uma falha na energia. Esses itens podem interferir nos serviços que a sua empresa contratou, se seus arquivos não estiverem armazenados em nuvem.

O seu data center é muito protegido? Tenha em mente esses casos citados. A computação em nuvem está menos vulnerável a esses tipos de problemas.

Além disso, os serviços em nuvem são mais seguros. Isso porque os servidores estão distribuídos em regiões geográficas localizadas há milhares de quilômetros umas das outras. Se caso algum servidor sair do ar, seus sistemas e arquivos continuarão disponíveis.

3. A nuvem é mais econômica.

Se nenhum dos outros fatores serviram para lhe convencer sobre a eficiência da computação em nuvem, temos certeza que o motivo financeiro fará você pensar duas vezes. Isso mesmo, colocar a sua rede na nuvem diminuirá seus custos com infraestrutura.

Alguns dos custos que a sua empresa reduzirá ao adotar a computação em nuvem:

  • A nuvem não exige custos de hardware;
  • A nuvem não exige grandes custos em softwares específicos para controle de acessos;
  • Serviços de instalação e manutenção mais econômicos;
  • Diminuição dos custos de hospedagem.

Adotar a computação em nuvem representará certamente uma redução considerável dos custos do seu negócio. Isso por que além de ser um serviço muito mais dinâmico, a nuvem permite que sua empresa mantenha o foco no que sabe fazer bem, ao invés de se preocupar com tecnologia da informação.

A nuvem pode ser uma grande aliada do empreendedor.

Uma aliada na hora de acessar seus arquivos, documentos e sistemas, sem precisar estar no escritório da empresa. Como tudo pode ser acessado pela internet, você pode usá-la de casa, do escritório ou cafeteria, por exemplo.

O que temos a dizer para você empreendedor, é que sim, a computação em nuvem pode ser uma excelente aliada na hora de fazer o seu pequeno negócio acontecer.

 

fontes http://www.agendor.com.br/

Compartilhar está publicação