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Outro dia um amigo meu estava comentando que todo gestor de TI é estressado e parece não ouvir ninguém. Ouvi o que ele falou e fiquei meditando sobre essas colocações. Olhando pelo lado de quem vivencia a gestão de TI, sei que a cobrança por parte da diretoria das empresas é altíssima sobre a TI.

TI nas empresas sempre é vista como custo e não investimento. E, para piorar, muitos gestores não conseguem ter uma visão estratégica do negócio e de como mudar a imagem de ser custo dentro da empresa. Então, vou colocar aqui 5 dicas ou pontos de reflexão sobre como mudar essa visão a partir da sua equipe direta. Afinal, você precisa que sua equipe esteja alinhada nesse mesmo propósito para ter bons resultados. Vamos a elas:

1. Conheça o planejamento estratégico da empresa e entenda como a área de TI impacta os resultados. Sabendo como contribuir para que a empresa atenda ao que foi planejado durante o ano, é possível determinar que ações são realmente importantes para o negócio. Compartilhe essas informações com o time.  Traduza isso em um painel de acompanhamento dos indicadores da área, mas envolva a equipe nesse processo. Algumas ideias: Número de chamados ou projetos abertos, volume de atendimentos realizados, quedas de sistema, etc.

2. Identifique as motivações (motivos de ação) de cada membro da sua equipe. Aproxime-se da equipe com encontros regulares nos quais as habilidades e competências individuais sejam possíveis de serem levantadas.

Eu sei que a agenda de um gestor é complicada, mas procure ter encontros individuais para que o membro da equipe consiga se expor mais abertamente sobre como ele observa as oportunidades a sua volta, possa também te dar feedbacks, etc. Ah! Nunca é tarde para lembrar que elogios devem ser realizados em grupo e críticas construtivas em particular.

3. Lembre a cada um da equipe a missão e visão da empresa. Se for possível, crie uma missão e visão para a área de TI, que contribua para a missão e a visão da empresa. Esse trabalho é muito importante para reforçar o papel da TI dentro do contexto da empresa.

Muitos profissionais de outras áreas criam barreiras de relacionamento com a área de TI, por acreditarem que a TI não os escutam. Quando se sentem incorporados ao negócio, a TI consegue ouvir mais seus clientes internos e fazer a diferença em suas entregas.

4. Estabeleça com a equipe as metas e objetivos da área de TI, com base no que foi definido no planejamento estratégico. Essas metas precisam ser SMAART (específica, mensurável, alcançável, alinhada, relevante e temporal).

Lembre-se de alinhar as metas do seu time como desmembramento das suas metas como gestor. Se a sua empresa não tem um programa formal de reconhecimento, busque você mesmo uma forma de valorizar e agradecer o desempenho do seu time.

5. Acompanhe sistematicamente os resultados da sua equipe. Analise o desempenho de cada um, apresente feedbacks e se mostre disponível para ajudar no desenvolvimento de cada um.
Com o acompanhamento da equipe e esse relacionamento próximo, é bem mais fácil corrigir o rumo do que não está saindo como planejado. E, principalmente, alicerçar as bases de um relacionamento de confiança mutuo.

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2017/08/5-dicas-para-gestores-de-tecnologia/

https://www.profissionaisti.com.br/author/renata-lopes/

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