Comercial (11) 2577-7899

Depois de diversos problemas, como sumiço de arquivos e tela azul da morte, a Atualização de outubro do Windows 10 finalmente foi lançada em novembro mas, cerca de um mês depois, novos problemas foram descobertos com esta atualização do sistema operacional.

A nova falha aparece para aqueles que possuem placas de vídeo da Nvidia e tentam fazer uma instalação limpa do Windows 10. O que acontece é que, ao tentar atualizar os drivers manualmente pelo site da fabricante, o sistema acusará um erro, dizendo que há um conflito com os drivers do sistema, que não é compatível com o driver que está tentando instalar.

Erro mostrado ao tentar instalar um driver da Nvidia em uma instalação limpa do Windows 10 (Captura: TechPowerUp)

 

O site TechPowerUp investigou o motivo do conflito e descobriu que o problema acontece porque, ao fazer uma instalação limpa do Windows 10, o sistema baixa e instala automaticamente o drive GeForce 398.36 DCH através do Windows Update. E o problema é exatamente esse DCH no nome do driver, que significa ele é uma versão universal do Windows Driver, que utiliza a plataforma universal do Windows. Isso o impede de ser substituído pela versão não-DCH do driver, que é a disponível no site da Nvidia.

A solução mais rápida para o problema é fazer o download e instalação do programa GeForce Experience, que fará o download automático da versão mais atual do driver DCH, o que evita qualquer conflito com o sistema. O único problema deste método é que o usuário fica refém do programa, e só conseguirá atualizar o driver da placa de vídeo através dele.

Outra solução é desconectar o computador da internet antes de fazer uma instalação limpa do Windows. Isso impedirá que o Windows Update faça o download automático do driver DCH, e então é só instalar a versão comum do driver através de um pendrive ou um HD externo. Terminada a instalação, é só conectar o computador de novo à internet, pois após a instalação do driver comum o Windows Update não irá substituí-lo pela versão DCH.

Há ainda um terceiro modo de resolver o problema, recomendado apenas para usuários mais avançados, pois requer mexer em registros do sistema, e isso pode causar uma falha geral no computador caso não se saiba exatamente o que está fazendo. A explicação deste método pode ser vista (em inglês) no site da TechPowerUp.

Fonte: TechPowerUp

Compartilhar está publicação