Kali Linux é uma distribuição Linux especializada em Testes de Intrusão e Auditoria de Segurança mantida pela Offensive Security. Antigamente conhecida como BackTrack, o Kali, que é baseada no Debian, contém mais de 300 ferramentas de testes de intrusão; também possui suporte a ataques a redes WIFI; suporte a ARM; entre outros.
O especialista em segurança Jerry Gamblin divulgou um Projeto chamado KaliBrowser. Ele permite executar o Kali Linux diretamente pelo web browser.
Tecnicamente, isso é possível por que ele usou a tecnologia Docker. O Jerry Gamblin usou a imagem Docker do Kali Linux, gerenciador de janelas Openbox e o cliente VNC baseado em HTML5 chamado NoVNC, que permite trazer o Kali Linux para o web browser. Assim, usando a tecnologia de containers Docker, o Kali Linux pode ser executado em qualquer sistema operacional, incluindo o Windows.
Mão na massa
Primeiro, você terá que instalar o Docker na sua máquina! No meu ambiente de testes, todo o processo de instalação foi realizado no OpenSUSE Tumbleweed Gnome.
1. Instalação e configuração do Docker
1
2
|
sudo zypper install docker
sudo systemctl start docker
|
2. Instalação da ferramenta kaliBrowser
RECOMENDO QUE LEIA:
Baixe e execute o container criado no projeto:
1
|
sudo docker run –d –t –i –p 6080:6080 jgamblin/kalibrowser
|
Esse comando baixa e executa o container automaticamente. Depois de concluído o processo, liste todos os containers rodando no Docker Engine:
1
|
sudo docker ps
|
Pronto!! Vá no seu navegador web e digite http://localhost:6080
No entanto, note que esta é uma instalação básica do Kali Linux. Sendo assim, você vai precisar adicionar as ferramentas que desejar. Isso pode ser feito através da linha de comando (clique com Botão Direito >> Terminal Emulator)
Referências
Conheça mais sobre o Kali Linux lendo o artigo “Kali Linux: A distribuição Linux para Ethical Hacking e Testes de Invasão” publicado aqui no PTI.
Espero que o conteúdo seja útil. Até o próximo!
Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2019/06/como-executar-o-kali-linux-diretamente-no-web-browser/