Comercial (11) 2577-7899

Em outro post, ainda neste site, eu ensinei como criar um GPO para que altere o papel de parede de todos os usuários do domínio. Algo muito comum feito por administradores de rede. Veja o artigo clicando aqui.

Neste post farei algo semelhante, só que configurando, via GPO, uma imagem para todas as contas dos computadores do domínio. Essa é uma excelente dica quando há a necessidade de colocar o logo da empresa nas estações, por exemplo. Quem nunca foi acessar uma estação e tava lá a foto de um time de futebol configurado, uma foto de família ou de amigos na conta do usuário, gerando bagunça e desorganização e passando aquele ar de amadorismo?

2f56e195-f344-47ba-af5e-574de54857c8

Figura 1.1 – Imagem da Conta do Usuário Administrador – Windows Server

Aplicando uma imagem padrão para todas as contas dos usuários via GPO

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar um GPO. Exemplos destes, são: Administrador, Usuários que pertençam ao grupo de Administradores do Domínio, etc.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.2 a seguir.

1

Figura 1.2 – Ferramentas Administrativas – Windows Server.

3. Com o console Gerenciamento de Política de Grupo aberto, crie um GPO no local que deseja vinculá-lo. O mais correto, já que será para todas as contas de computadores da empresa, é criar o GPO a nível de domínio. Veja um exemplo na figura 1.3 a seguir na qual foi criado um GPO a nível de Domínio, logo abaixo do nome do domínio diegogouveia.com.br. Com isso, todos os usuários que acessarem as estações do domínio diegogouveia.com.br receberão a imagem configurada.

Figura 1.3 – GPO GP_LogoEmpresa – Windows Server.

Figura 1.3 – GPO GP_LogoEmpresa – Windows Server.

4. Agora clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que criou. No menu de opções que surgirá clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Nela navegue em: Configurações do Computador > Políticas > Modelos Administrativos > Painel de Controle >Contas de Usuário. Aqui procure pela política Aplicar a imagem de conta padrão a todos os usuários. Dê um duplo clique do mouse na mesma. Será aberta a janela de Propriedades da Política. Nela marque a opção Habilitado semelhante a figura 1.4.

Figura 1.4 - Política aplicar a imagem de conta padrão a todos os usuários.

Figura 1.4 – Política aplicar a imagem de conta padrão a todos os usuários.

5. Agora clique em Aplicar e depois em Ok. Pronto, a política de configuração de imagem de conta padrão para todos os usuários foi feita. Agora é preciso configurar outra no qual será definido o endereço da imagem para que seja aplicada às contas de computadores.

6. Ainda na janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo, navegue em: Configurações do Computador > Preferências > Configurações do Windows > Arquivos. Em Arquivos adicione um novo Arquivo, clicando com o botão direito do mouse no espaço em branco, selecionando a opção Novo e clicando no nome Arquivo, como visto na figura 1.5.

Figura 1.5 - GPO Arquivos.

Figura 1.5 – GPO Arquivos.

7. Na janela de configuração que surgirá clique em Ação e selecione o nome Substituir. Em Arquivo(s) de origem insira o caminho no qual está a imagem da empresa que será definida nas contas dos computadores, semelhante a figura 1.6 a seguir. Já no campo Arquivo de destino insira o caminho: C:\ProgramData\Microsoft\User Account Pictures\user.png. Em Atributos marque a opção Somente Leitura.

Lembre-se de renomear o nome da imagem que será configurada para as contas para o nome user.png, igual demonstra a figura 1.6.

Figura 1.6 - Guia Geral.

Figura 1.6 – Guia Geral.

Lembre-se também que essa imagem deve estar no formato PNG com dimensões de 448 x 448, assim ficando de forma adequada. Outra coisa que não deve esquecer é que o local no qual está armazenado a imagem a ser configurada deve ter permissões de leitura, pois é preciso para que faça o acesso à pasta e então substitua os arquivos.

8. Clique em Aplicar e depois em OK. Agora veja se a sua configuração ficou parecida com a da imagem 1.7.

configurar-gpo-imagem-padrao-empresa-windows-5

9. Agora, na pasta na qual armazenou a foto que deseja configurar para as contas de usuários, crie mais 4 arquivos dando os nomes: user-32, user-40, user-48 e user-192. Crie um novo arquivo para cada uma delas igual feito no passo 8, personalizando as configurações para cada item. Na imagem a seguir tem um exemplo de como deve ficar:

configurar-gpo-imagem-padrao-empresa-windows-6

10. Depois de criados os arquivos em .png do logo da empresa ou da imagem que deseja configurar, agora converta a imagem da empresa para .bmp, pois também será criado um arquivo para que substitua a imagem padrão do conta (salva com a extensão .bmp para a nova imagem que deseja configurar), agora em .bmp. É importante fazer isso, uma vez que dentro da pasta %PROGRAMDATA%\Microsoft\User Account Pictures\, existe a imagem da conta salva em diferentes nomes e formatos. No final a configuração feita em Arquivos deve estar igual a figura abaixo.

configurar-gpo-imagem-padrao-empresa-windows-7

11. Agora feche a janela do Editor de Gerenciamento de Politica de Grupo. Feche o console Gerenciamento de Política de Grupo. Reinicie as estações nas quais o GPO foi vinculado e, na medida que forem reinicializadas, acesse com algum usuário e veja se está funcionando a política.

Caso não tenha sido aplicada a configuração no computador, faça logon nele e navegue em: C:\ProgramData\Microsoft\User Account Pictures. Veja se nessa pasta está a imagem que configurou salva nos diferentes formatos e nomes. Abra cada um deles e veja se é a imagem que configurou. Caso alguma não seja, reveja o procedimento verificando se criou o arquivo dela para ser substituído, demonstrado no passo 10. Veja também se a pasta está com permissões adequadas (leitura) para copiar as imagens.

configurar-gpo-imagem-padrao-empresa-windows-8

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2019/08/windows-como-configurar-via-gpo-uma-imagem-padrao-para-todas-as-contas-dos-usuarios/

Compartilhar está publicação