Comercial (11) 2577-7899

Neste post você aprenderá, por meio da janela do Editor de Gerenciamento Política de Grupo, a impor que seja aplicado por último os scripts feitos no Windows PowerShell caso haja no mesmo GPO vários scripts a serem executados.

Ao configurar scripts em GPOs podemos fazer a vinculação de scripts em .VBS, .BAT, .PS1 e vários outros formatos. Com isso, podemos fazer com que os scripts feitos no Windows PowerShell sejam executados por último, assim permitindo que os outros sejam executados primeiro. Essa opção é mostrada na figura 1.1. a seguir, na guia Scripts do PowerShell, que será apresentada mais adiante.

1

Figura 1.1 – Habilitando que scripts em PowerShell sejam executados por último em um GPO.

Executando scripts do PowerShell por último, caso haja no mesmo GPO vários scripts a serem executados.

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar / editar um GPO. Um exemplo é o usuário administrador.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.2 a seguir.

1

Figura 1.2 – Ferramentas Administrativas – Windows Server.

3. No console de Gerenciamento de Política de Grupo clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que contém os scripts a serem executados. Será aberto o menu de Opções do objeto. Clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Na janela do Editor de Gerenciamento de Política navegue até a sessão Scripts e acesse a configuração no qual você vinculou os scripts (se são scripts configurados na Configuração de Computador, acesse Inicialização / Desligamento. Caso contrário, seja na Configuração do Usuário, acesse: Logon / Logoff).

4. Agora dê um duplo clique do mouse na configuração que escolheu. Será aberta a janela de Propriedades da Configuração. Acesse a guia Scripts do PowerShell, ilustrada na figura 1.3.

script-powertshell-gpo-windows-1

Figura 1.3 – Guia Scripts do PowerShell.

5. Mais abaixo procure pela informação: Para este GPO, executar os scripts nesta ordem:, ilustrada na figura 1.4.

Figura 1.4 - Impondo que scripts no Windows PowerShell sejam executados por último.

Figura 1.4 – Impondo que scripts no Windows PowerShell sejam executados por último.

6. Aqui defina a configuração Executar Scripts do Windows PowerShell por último, ilustrada ainda na figura 1.4 acima. Selecione-a. Clique em aplicar e depois em Ok. Pronto, configuração aplicada. Caso haja vários scripts no GPO, os feitos no Windows PowerShell serão executados por último.

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2019/10/executando-script-do-powershell-por-ultimo-caso-haja-no-mesmo-gpo-varios-scripts-a-serem-executados/

Compartilhar está publicação