Comercial (11) 2577-7899

Opa pessoal!

Neste artigo, iremos implantar uma distribuição Linux rodando como subsistema do Windows.

Antes de prosseguirmos com os procedimentos, teremos que fazer as atualizações do windows 10, pois, esta opção de podermos instalar o Linux dentro do Windows, foi disponibilizada a partir da atualização “Fall Creators”.

Após atualizarmos o Windows, iremos ativar o recurso que possibilita instalarmos o Linux. Um das formas mais rápidas de fazermos isso é escrevermos na caixa de pesquisa da barras de tarefas “programas e recursos” e clicarmos na opção que aparece entre as pesquisas “Ativar ou desativar  recursos do Windows“.

Como instalar o Linux dentro do Windows com interface gráfica

LinuxNoWindows_01

Ao abrir a janela de “Recursos do Windows”, iremos habilitar a opção “Subsistema do Windows para Linux” e clicar em “OK

LinuxNoWindows_02

Ao clicarmos em “OK”, o Windows instalará os recursos adicionados e ao terminar aparecerá a opção “Reiniciar agora” a qual deveremos clicar para reiniciar o Windows.

LinuxNoWindows_03

Após o Windows ter reiniciado, iremos acessar a loja da Microsoft e iremos procurar por Linux na opção “Pesquisar”.

Note que aparecerão algumas distribuição Linux disponíveis na loja. Neste artigo, iremos utilizar a distro Debian a qual iremos clicar na opção relacionada a esta distro para instalarmos. Os procedimentos que iremos utilizar, servirá para qualquer umas das distribuições disponíveis na loja da Microsoft.

LinuxNoWindows_04

Dentro da opção do Debian, clicaremos em “Instalar“.

LinuxNoWindows_05

Finalizando a instalação, iremos clicar em “Iniciar” para executarmos o Debian Linux.

LinuxNoWindows_06

Ao clicar em iniciar, abrirá uma janela na qual o Linux estará executando. Após terminar as instalações e configurações, será solicitado a inclusão de um novo usuário (aqui no exemplo foi colocado lqgusso), uma nova senha para o usuário e digitar novamente esta senha para confirmar. E então o Linux estará instalado é já executando no usuário criado.

LinuxNoWindows_07

O próximo procedimento a ser feito, é fazer as atualizações dos pacotes instalados nesta distro. Para isso iremos executar o comando “sudo apt-get update”. Como estamos usando o sudo para executar com permissões administrativas, teremos que colocar a senha que criamos junto ao usuário para prosseguir com as atualizações.

LinuxNoWindows_08

Conforme a imagem abaixo, irá verificar nos repositórios as atualizações disponíveis e instalá-las.

LinuxNoWindows_09

Pronto! Agora Linux já estará rodando dentro do Windows.

Qualquer distribuição do Linux que for instalada será executada por linha de comando e vai conter todas as estruturas e diretórios do Linux, porém, serão acessados somente via linha de comando.

Mas, podemos também instalar interfaces gráficas como, por exemplo, o Gnome, KDE, XFCE, Fluxbox, Mate, Cinnamon e acessarmos o Linux com um ambiente gráfico e totalmente visual para aqueles usuários desktop.

Neste caso, irei instalar como exemplo a interface gráfica MATE. Para isso, iremos digitar o comando “sudo apt-get install mate” e <enter> para baixar e instalar este pacote.

LinuxNoWindows_10

Fez a verificação dos pacotes a serem atualizados e dos novos que serão instalado e então digitaremos “y” para confirmarmos as instalações.

LinuxNoWindows_11

Ao finalizar, iremos digitar outro comando para instalar o pacote xrdp para podermos acessar via Conexão Remota do Windows. Para isso, executaremos o comando “sudo apt-get install xrdp” (lembrando que sudo para permissões administrativas).

Aqui foi demonstrado como instalar o mate e o rxpd de forma separada. Se quiséssemos instalar os dois pacotes ao mesmo tempo, utilizaríamos “sudo apt-get install mate xrdp”

LinuxNoWindows_12

Na sequência aparecerá a tela para escolhermos o layout do teclado.  Para quem tem o teclado com cedilha (ç), role até o fim e clique na opção Other (outros).

LinuxNoWindows_13

Ao clicar em Other, selecione a opção Portuguese (Brazil).

LinuxNoWindows_14

E em Portuguese (Brazil), selecione a opção “Portuguese (Bazil) – Portuguese (Brazil, no dead keys)” como é mostrada na imagem abaixo.

LinuxNoWindows_15

Ao apertar na tecla <enter> sairá destas telas e o layout do teclado estará configurado.

Agora para podemos utilizar via conexão remota, iremos abrir o arquivo rxpd.ini com permissões administrativas para edição do arquivo.

Para isso, iremos executar o comando “sudo nano /etc/rxpd/rxpd.ini“.

Lembrando que sudo para permissões administrativas e que sem o sudo não conseguiríamos editar o arquivo. E estaremos utilizando o editor nano, mas poderíamos utilizar outro como por exemplo o Vi, Vim, Emacs, etc.

LinuxNoWindows_16

Ao executar o comando, abrirá o arquivo no mesmo terminal no qual estamos executando o comando. Conforme destacado na imagem a seguir, a porta que está sendo utilizada é a 3389.

LinuxNoWindows_17

Como aqui no meu computador já está sendo utilizada esta porta, irei mudá-la para 3391.

LinuxNoWindows_18

Em seguida pressionaremos as teclas “Ctrl +  X” para sair do arquivo e será solicitada a confirmação para gravar as alterações feitas no arquivo e então pressionaremos em “Y” para confirmar.

LinuxNoWindows_19

Ao sair do arquivo, iremos reiniciar o serviço para atualizar as informações que foram alteradas. Para isso executaremos o comando “sudo service xrdp restart“.

LinuxNoWindows_20

Agora poderemos acessar o Linux pelo ambiente gráfico. Para isso, digitaremos no campo de pesquisa na barra de tarefas “rdp” e clicaremos em “Conexão de Área de Trabalho Remota” que aparecerá entre os resultados da pesquisa.

LinuxNoWindows_21

Na janela de Conexão da Área de Trabalho, iremos digitar “127.0.0.1:3391“, onde 127.0.0.1 é o ip do localhost, pois o linux está na máquina local e a porta 3391 que é onde o linux estará respondendo.

LinuxNoWindows_22

Ao clicar em “Conectar“, aparecerá a janela para confirmar o acesso, pois não consegue identificar o computador remoto, então clicaremos em “Sim“.

LinuxNoWindows_23

Agora que estamos n área de trabalho remota, colocaremos o usuário e senha cadastrados lá no início e clicaremos em “OK“.

LinuxNoWindows_24

Agora temos acesso a interface gráfica no Linux. Está totalmente pronta, funcional e executando dentro do Windows 10.

LinuxNoWindows_25

Agora podemos instalar pacotes para utilizarmos na interface gráfica. As instalações podem ser feitas tanto via linha de comando como direto pelo desktop.

Espero que este artigo ajude você a instalar o Linux dentro do Windows com interface gráfica. Até breve!

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2020/01/como-instalar-o-linux-dentro-do-windows-para-usa-lo-via-linha-de-comando-e-interface-grafica/

Compartilhar está publicação