Comercial (11) 2577-7899

As profissões do futuro vem deixando cada vez mais pessoas de cabelo em pé, isso porque muitos dos empregos “clássicos” podem deixar de existir em alguns anos. O que todos vêm se perguntando no meio de tantas mudanças é: como se preparar para a nova era de empregos, que está mais próxima do que se imagina?

Para entender melhor o que o futuro reserva para os profissionais de TI, precisamos fazer uma breve análise das transformações que aconteceram neste mercado nos últimos anos. As principais mudanças que impactaram os profissionais de TI são frutos da conhecida indústria 4.0, as soluções que se tornaram fundamentais para trazer mais tranquilidade para os profissionais e empresas são:

  • Big Data e Data Analytics
  • Inteligência Artificial
  • Internet das Coisas
  • Machine Learning

É importante ressaltar que as soluções que vem sendo base para a transformação digital dos negócios se adaptarem a Sociedade 5.0, tem como principal objetivo simplificar a vida do humano, de forma que as tecnologias atuem a seu favor e não em busca de substituição de seu papel. O conceito de Sociedade 5.0 coloca o indivíduo como ponto central para todos os mercados, fazendo com que as soluções, existentes e emergentes da indústria 4.0, atuem para melhorar a qualidade de vida de todos.

crescimento-carreira-habilidades-skills

Quais serão as principais carreiras do futuro em TI?

DevOps
A função de um DevOps é otimizar a produtividade dos desenvolvedores e a confiabilidade das operações, acompanhando todas as etapas do processo desde o início para garantir que a solução desenvolvida atenda os requisitos do cliente.

Engenheiro de Inteligência Artificial
O Engenheiro de Inteligência Artificial desenvolve projeções e sistemas avançados, com base em inteligência artificial, como o próprio nome já diz.

Cientista de dados
O Cientista de dados é o especialista analítico que tem as habilidades técnicas para resolver problemas complexos – e a curiosidade de explorar quais são os problemas que precisam ser resolvidos.

Analista de BI
Com a alta produção de dados, surgiu não só a necessidade de processar os dados de forma sistêmica, mas também de um profissional que o analise de forma crítica e entenda como lidar com dados tão valiosos, e essa é a principal função de um Analista de BI.

Arquiteto de Cloud
A principal responsabilidade do Arquiteto de Cloud é gerenciar a infraestrutura de nuvem oferecida a clientes por um provedor, além de desenhar ambientes de TI, este profissional também define quais soluções serão utilizadas na infraestrutura.

Como se preparar para as profissões do futuro?

Se preparar para ser um profissional relevante no futuro vai além de conquistar um diploma ou dominar diversas técnicas que o mercado tem citado como tendências. Confira 5 passos que podem transformar sua carreira de TI no futuro:

1. Não fique na zona de conforto

Se pararmos para analisar como decidíamos há 5 anos atrás sobre qual profissão seguir, vamos notar que, muitos de nós eram influenciados por quais profissões eram consideradas bem sucedidas naquele tempo baseado em salário e cargo de influência. Para nossa sorte, cada vez menos pessoas seguem estes tipos de critérios para tomar uma decisão que não precisa ser permanente. Por isso, na hora de avaliar sua carreira de TI hoje não tenha medo de olhar para opções que você considere radicais, não ter medo de enfrentar novos desafios é uma qualidade que todo recrutador procura.

2. A inovação faz parte de você

As soluções emergentes da indústria 4.0 empoderou de uma forma nunca vista o consumidor final, mas também o profissional como um todo, afinal somos todos humanos. Isso quer dizer que, o processo de inovação dos mais diversos segmentos tem uma influência direta do ser humano, afinal criamos máquinas cada vez mais para melhorar nossa qualidade de vida. Então a melhor dica aqui é: não tenha medo de ser o indivíduo conhecido no time por trazer soluções “malucas”, desde que elas tenham um propósito e resolva um problema.

3. Aprenda algo novo sempre

Como já disse no passo 1, era comum vermos pessoas tomando decisões sobre qual carreira seguir de forma equivocada até pouco tempo atrás, também é fato que o tempo de aprendizado se torna mais lento conforme vamos envelhecendo, mas isso não deve ser uma desculpa ou impeditivo para que você se desafie todos os dias. Aprender algo novo de forma contínua é um dos fatores que mais vai influenciar no quão relevante sua carreira será e por quanto tempo.

4. O networking vai fazer toda a diferença em sua sua carreira

Ter uma rede de relacionamentos diversificada entre segmentos e áreas em que você pode atuar, é uma das formas mais eficientes de sempre ter portas abertas ou pessoas te olhando como referência no que faz. Um forma simples de fazer isso é manter seu perfil de Linkedin atualizado e se possível escrever artigos sobre experiências que você tem tido ou desafios que conseguiu superar recentemente.

5. Priorize sua felicidade

Mais importante do que conquistar o emprego ou cargo dos sonhos, é entender se o caminho que você trilhou até ele e se todo o tempo dedicado a ele, te dá espaços para fazer outras atividades que também influenciam no seu desempenho e felicidade. Já ouviu a frase: “Equilíbrio na vida é tudo”? Na sua carreira também.

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2020/02/5-passos-para-alavancar-sua-carreira-de-ti-neste-ano/

Compartilhar está publicação