Comercial (11) 2577-7899

As empresas que consideram executar a migração para nuvem levam em conta os inúmeros benefícios que a cloud pública oferece.

As empresas que consideram executar a migração para nuvem levam em conta os inúmeros benefícios que a cloud pública oferece. Algumas vantagens são comuns a todas as plataformas. Mas há benefícios pontuais que cada uma fornece, assim como desafios específicos também durante a migração. Para as companhias que pensam em migrar dados, três das plataformas de computação em nuvem mais utilizadas hoje são AWS, Azure e Google Cloud Plataform.

Dentre a lista extensa de benefícios que podemos citar está o aumento de tráfego. Já que com a computação em nuvem, é possível dimensionar recursos dinamicamente para atender à crescente demanda. Além disso, há uma redução considerável de custos operacionais e aumento da eficácia em processos de TI.

Quando falamos em infraestrutura, há menor sobrecarga, devido a rápida implementação de aplicações. Aqui, devemos destacar também a banda ilimitada para armazenamento de dados, que é de fato o benefício mais conhecido e que mais se fala com relação a migração para nuvem.

Para os colaboradores da empresa, os ambientes de computação em nuvem permitem que as informações sejam localizadas remotamente, sendo possível acessar dados e aplicações apenas com uma conexão à Internet.

No quesito segurança, apesar de muitos acharem que as informações ficam vulneráveis, os sistemas de recuperação de desastre na nuvem podem ser implementados muito rapidamente e oferecem maior controle sobre seus recursos. Mas, esse é um caminho que requer alguns cuidados e passos para garantir a efetividade da operação. Podemos dizer que tudo se resume em desenhar, implementar, gerir e evoluir.

Trazendo isso para um contexto prático, podemos dizer que o primeiro ponto é entender de forma detalhada os objetivos de TI e como funcionam as operações do cliente. Aliás, isso deve ser a prioridade em qualquer projeto, uma vez que esse estudo aprofundado trará uma visão mais ampla dos negócios, permitindo uma melhor compreensão dos desafios e necessidades da empresa atendida. O atendimento personalizado é uma das chaves para o sucesso da experiência.

Partimos então para a prática. A execução e a implementação do projeto de migração para cloud fica por conta da equipe de Entrega de Serviços, tornando fundamental o investimento em profissionais qualificados e preparados para lidar com os desafios do dia a dia. Por fim, após a implementação do projeto, não podemos esquecer que existe a etapa da gestão ou pós-atendimento com todo o suporte necessário ao cliente. O segredo está na realização de uma jornada eficiente e segura para nuvem, disso não há dúvidas.

*Marcos Sposito é Sales Account da Claranet no Brasil, especializado em ajudar as empresas acelerarem inovação por meio da computação em nuvem. Com sólida experiência em atendimento a grandes contas, tem mais de quinze anos de experiência na área comercial

Fonte: https://www.itforum365.com.br/migracao-para-nuvem-publica-saiba-quais-sao-os-beneficios/

Compartilhar está publicação