Opa pessoal!
Recentemente peguei um notebook novo de um cliente, o qual veio de fábrica com o Ubuntu Linux instalado. Este cliente solicitou-me que trocasse do Linux para o Windows, pois os softwares desenvolvidos para sua empresa só executavam em máquinas com o Windows.
Muitos linuxers (usuários linux) poderiam me questionar o por quê não emular o software da empresa dele no Wine (aplicativo Linux para rodar softwares Windows). Além do software dele utilizar DLLs compartilhados do Windows, que geram erro ao instalar no Wine, e também, a preferência dele como a a maioria dos usuários de computadores é em usar o Windows instalado e configurado em sua máquina. Sendo assim, foi feita a instalação do Windows 1o Build 1909 do zero o qual será demonstrado neste artigo.
Infelizmente as imagens que capturei do notebook deste cliente não ficaram tão boas, então, fiz todo o processo em uma máquina virtual para demonstração.
Vamos então saber como remover o Linux e instalar o Windows 10 do Zero
Ao ligar o notebook, o Ubuntu Linux foi iniciado conforme imagem abaixo.
Com o pendrive do Windows 10 conectado ao notebook, foi clicado no botão desligar do Ubuntu e em seguida clicado na opção reiniciar. A localização da opção desligar do Linux muda dependendo da distribuição instalada.
Como aqui a primeira opção de boot do notebook está como USB, ao reiniciar o computador, automaticamente iniciará o boot da instalação do Windows 10 do pendrive.
Caso precise alterar a ordem de boot para inicializar a partir do pendrive, poderá utilizar a tecla de atalho de sequência de boot que aparece ao ligar o notebook ou alterar pela bios. Como estou em um notebook Dell, a tecla para alterar o boot para outro dispositivos é a tecla F11, a qual deverá ser pressionada ao ligar o PC.
Após iniciar a instalação do Windows 10, deveremos selecionar o idioma e o layout do teclado. Aqui foi colocado o ABNT2 conforme é na maioria dos teclados e então clicaremos em Avançar.
Após a configuração do idioma e layout, iremos clicar em “Instalar agora”
Se já adquiriu a licença, só precisa colocá-la no espaço destinado a ela como é mostrada na imagem abaixo e clicar em “Avançar”.
Aqui no caso, será adquirida a licença após a instalação pela loja do Windows, então iremos clicar em “Não tenho a chave do produto”.
Se tivéssemos colocado a licença anteriormente, a instalação iria identificar qual versão do Windows foi comprada e ignoraria esta etapa. Mas, como ainda não foi comprada a licença, irá aparecer uma janela para escolher qual versão quer instalar. Lembrando que terá que comprar a licença da versão selecionada.
Aqui foi selecionada a versão “Home Single Language” do Windows 10 e então clicamos em “Avançar”.
A seguir clicamos na caixa de seleção onde diz “Aceito com os termos da licença” e clicamos em “Avançar” para prosseguir com a instalação.
Como não há nenhuma instalação do Windows para ser atualizada e nenhum arquivo para ser mantido, selecionamos a segunda opção que é a “Personalizada”.
A seguir, iremos configurar o HD (Hard Disk) para a instalação do Sistema Operacional.
Como aqui está instalado o Linux, no qual utiliza o formato “ext4″ para a HD, iremos excluir está partição para recriarmos a partição “NTFS” que é a utilizada pelo Windows. Para isso, selecionamos a partição a ser excluída e depois clicamo em “Excluir”.
Aparecerá a janela para confirmarmos a exclusão da partição onde clicaremos em “OK”.
Com a partição “ext4″ excluída, iremos clicar no espaço não alocado, que se refere ao HD limpo, clicaremos em “Novo” e como queremos usar o tamanho máximo deste HD para o Windows, clicaremos em “Aplicar”.
Se tivéssemos um HD grande aqui, poderíamos criar diversas partições para outros armazenamento, porém aqui no caso não será feito isso.
Aparecerá uma janela para clicarmos em “OK” para prosseguir com a criação das partições.
Foram criadas 2 partições: uma reservada pelo Sistema e a outra na qual será instalado o Windows. Como aqui escolhi o modo legacy para a instalação, são criadas 2 partições. Se estivéssemos instalando no modo UEFI, a instalação criaria mais partições adicionais de proteção do sistema.
Seguindo, selecionamos a partição que o Windows será instalado e clicamos em “Avançar”.
Então a instalação está sendo feita e agora poderemos aguardar para fazer as configurações devidas. Neste processo o Sistema será reiniciado para prosseguir com as instalações. Não precisamos fazer nada por enquanto.
Terminado a instalação, o Windows reiniciará novamente, para preparar o sistema para as configurações finais.
Ao terminar de preparar o Windows, a primeira tela que aparecerá será para selecionarmos nossa região. Selecionamos Brasil e clicamos em “Sim”.
A seguir selecionamos o layout que utilizaremos no Windows. Selecionamos “Português (Brasil ABNT2)” e clicaremos em “Sim”.
Como não iremos utilizar outro layout de teclado, clicaremos em “Pular”.
Na tela a seguir aparecerão suas conexões Wi-fi ou a rede cabeada que está conectado. Se não quiser fazer login com a conta Microsoft e criar apenas uma conta local, clicaremos na opção “Não tenho internet” que está localizada no conto inferior esquerdo da tela.
Caso queira utilizar a conta Microsoft para sincronizar tudo entre seus dispositivos e utilizar o OneDrive, conecte-se à Internet e clique em “Avançar”.
Como optamos na seleção de conta local e clicamos em “Eu não tenho internet”, na tela a seguir clicaremos em “Continuar com a configuração limitada”. Se logou em uma rede para posteriormente entrar com sua conta Microsoft, está tela não aparecerá.
Agora é hora de colocar o nome de quem é o usuário do computador e então clicar em “Avançar”.
Se tivesse optado por conectar a uma conta Microsoft, aqui apareceria para inserir seu login da conta Microsoft.
A seguir poderemos adicionar uma senha para logar no Sistema. Caso não queira senha basta clicar em “Avançar” .
Como aqui não queremos manter históricos entre dispositivos, iremos clicar em “Avançar”.
Aqui neste caso será clicado em “Recusar” para não utilizar a Cortana (assistente digital do Windows).
Por privacidade, foi deixado tudo como não para as configurações de privacidade, exceto a localização que é muito útil para atualizações de notícias locais e também para atualizar o clima na região e em seguida devemos clicar em “Aceitar”.
Ao terminar com as configurações básicas o sistema terminará de realizar algumas configurações para podermos utilizar o Sistema.
Ao terminar as devidas configurações o Windows 10 estará pronto para uso.
A partir da build 1903, o Windows 10 inicia com o tema claro. Caso queira mudar para o tema escuro precisa ir nas opções de personalização e custumizar seu Windows.
Após entrar na loja do Windows e registrar sua licença, o próximo passo é fazer todas as atualizações pendentes e então instalar os softwares que será utilizados pelo usuário.
Espero que este tutorial ajuda você a remover o Linux do notebook e instalar o Windows 10 do ZERO.
Até a próxima!
Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2020/04/como-remover-o-linux-do-notebook-e-instalar-o-windows-10-do-zero/