Comercial (11) 2577-7899

Opa, pessoal!

Neste artigo irei demonstrar como utilizar o monitor de recursos do Windows 10.

Quem nunca teve que verificar os programas que estão consumindo recursos do computador como o uso de CPU, memória, disco e rede?

Através deste utilitário, conseguimos monitorar o desempenho do computador e os softwares que estão consumindo muitos recursos e deixando assim o computador lento.

Como utilizar o monitor de recursos do Windows 10

A forma mais direta para abrirmos o monitor de recursos é digitando na campo de buscas da barra de tarefas “resmon” e clicando na primeira opção que aparece na busca. Ou também utilizando as teclas “Windows R” e digitando resmon.

monitor_recursos_01

Ao abrir o “Monitor de Recursos”, entraremos direto da guia “Visão Geral” onde tem os campos de todos os recursos utilizados como também os gráficos para analisarmos.

monitor_recursos_02

Ao expandir cada recurso na guia “Visão Geral”,  conseguiremos visualizar o processo de cada software ativo. Nas outras guias (CPU, Memória Disco e Rede), será tratado cada recurso separado.

monitor_recursos_03

Se quisermos filtrar por um ou mais programas para monitorarmos os recursos que estão sendo consumido por eles, basta clicar na caixa de seleção. Aqui, como exemplo, foi selecionado o Skype e o Virtualbox. Ao selecionarmos estes dois programas, aparecerá uma barra na cor laranja que mostra os programas que estão sendo filtrados.

Vamos poder ver o seu uso em Disco, o IP na rede entre outras informações.

monitor_recursos_04

Se entrarmos na guia CPU, ainda permanecerão no filtro estes dois programas. Além de saber o seu uso da CPU no momento, teremos os campos referente aos módulos e identificadores que estão associados a eles.

monitor_recursos_05

Já a guia Memória mostra de forma detalhada como está o uso da memória no computador, como também é possível ver quantas vezes houve falha grave do processo ao acessar a memória.

monitor_recursos_06

A guia Disco mostra o arquivo que está sendo usado por determinado programa, como também a sua prioridade, velocidade de leitura e gravação e o campo Armazenamento.

Neste caso aqui, podemos reparar que estou rodando uma VM do Windows 10 no Virtualbox

monitor_recursos_07

Já em Rede podemos analisar sua atividade em rede como, por exemplo, suas conexões. Qual o endereço IP local e remota, as portas utilizadas, se está tendo perda pacotes, etc.

monitor_recursos_08

Além de monitorarmos os processos que estão utilizando os recursos do computador, podemos também finalizar e suspender processos que estão consumindo muitos recursos e deixando o PC lento, podemos também ver os processos que estão travados e à espera de outros processos serem finalizados.

Aqui, como exemplo, foi clicado com o botão direito do mouse em “Analisar Cadeia de Espera…”.

monitor_recursos_09

Ao abrir a janela “Analisar Cadeira de Espera”, podemos verificar que o Virtualbox está na espera do processo VBoxSVC.exe ser finalizado.

monitor_recursos_10

O monitor de recursos vem desde o Windows 7 e é uma excelente forma para podermos identificar falhas, finalizar processos que estão utilizando muitos recursos desnecessariamente. Podemos fazer uma análise e monitoramento detalhado de todos processos que estão sendo executados como filtrando por processo.

Mais informações:

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2020/06/como-utilizar-o-monitor-de-recursos-resmon-do-windows-10/

Compartilhar está publicação