Comercial (11) 2577-7899

AWS, Intel, VMWare, IBM e mais: aprenda de graça e aumente suas chances no mercado de trabalho

Mais de 100 certificações gratuitas em TI para alavancar o currículo | IT  Forum 365

Há uma impressão de que 2021 será um ano melhor. Especialmente, para quem desenvolver novas habilidades e capacidade para se adaptar ao novo contexto. Uma das formas se preparar para o que vem pela frente é se ajustar para demandas que o mercado já possui. Nesse sentido, certificações gratuitas são acessíveis e podem destacar o seu perfil do LinkedIn ou currículo.

Listamos certificações gratuitas oferecidas por grandes companhias do mercado de TI para quem procura recolocação — ou aprimorar os conhecimentos. Em um ambiente tão incerto e concorrido, é melhor você apostar que desenvolver novas habilidades faz toda a diferença.

Oracle

A Oracle anunciou recentemente 1,5 mil vagas gratuitas em seu programa Oracle Next Education (ONE) para as instituições Gerando Falcões, Instituto PROA, Meu Futuro Digital, Soul Bilíngue, Meninas Negras, Oi Futuro, Cloud Girls, Labora e CIEE . O programa quer preparar pessoas de baixa renda para atuarem e empreenderem na área de TI.

No entanto, essa não é a única iniciativa da Oracle no segmento educacional. A companhia conta com uma série de cursos no programa Oracle Learning Explorer. O matéria serve como apresentação e preparação para quem pretende se especializar nas soluções da companhia..

Intel

A Intel disponibiliza seus cursos nas plataformas Coursera e Udacity. Atualmente, a companhia oferece sete diferentes cursos no Coursera, como: Introdução ao Deep Learning, Introdução ao OpenCL no FPGA, dentre outros. Já na Udacity é possível aprender como desenvolver aplicações de Edge AI com uso do OpenVINO.A companhia ainda atualiza sua lista de cursos durante o ano, por isso, é interessante ficar sempre de olho.

VMWare

A VMware possui o VMware Learning Zone que é um repositório consolidado de treinamentos online de suas soluções. O site possui diversas capacitações, como: operação com cloud, redes e outros. Além disso, as certificações e aulas são realizadas por especialistas VMware. Os treinamentos incluem todo o portfolio da marca, com cursos de VMware NSX, vRealize Suite, vSphere e mais.

Além disso, o serviço tem diferentes modalidades de assinatura, porém a opção básica é gratuita e já oferece mais de 1.300 vídeos de treinamento, 65 cursos eLearning completos e material preparatório para certificações de entrada como os exames VMware Certified Associate (VCA).

AWS – Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS), plataforma em nuvem da gigante de internet oferece mais de 500 cursos focados em cloud computing por meio da plataforma AWS Training & Certification.  O objetivo da marca é desenvolver profissionais de tecnologia, permitindo a aceleração da inovação pela nuvem da AWS. A plataforma conta com mais de 60 cursos em português em todos os níveis e centenas em inglês.

Assim, a plataforma da Amazon oferece treinamentos online para diferentes fases de carreiras, com opções em português e gratuitas. As áreas contempladas são abrangentes, como: engenharia, arquitetura de solução, tecnologia da informação, dentre outras. Ou seja, não é por falta de opção que você vai ficar sem oportunidades no mercado.

IBM

Os interessados em dar os primeiros passos no mercado de nuvem podem aprender bastante no IBM Center for Cloud Training. A marca oferece acesso gratuito a aproximadamente 30 horas de treinamento introdutório no assunto. O conteúdo também possui atividades hands on para ajudar os estudantes a ganhar experiência e confiança na nuvem. Após concluir o curso, os alunos estarão preparados para seu primeiro exame de certificação em IBM Cloud: IBM Cloud Solution Advisor.

Além disso, a IBM mantém a plataforma educacional Open P-Tech. Nela, a empresa oferece capacitação para jovens que ainda estão decidindo qual carreira seguir e profissionais que não atuam com tecnologia, apresentando cursos com uma introdução às competências tecnológicas fundamentais (hard skills) em áreas como segurança, inteligência artificial, blockchain, ciência de dados, nuvem e outros. O site também tem alguns treinamentos para habilidades comportamentais (soft skills).

Ao concluir as aulas gratuitas, os alunos recebem “badges digitais”, que são certificações reconhecidos pela indústria que enriquecem o currículo e ajudam no processo de candidatura a um emprego, segundo a IBM.

Fonte: https://itforum365.com.br/mais-de-100-certificacoes-gratuitas-em-ti-para-alavancar-o-curriculo/

 

Compartilhar está publicação