Comercial (11) 2577-7899

Gratuitos e on-line, maioria dos conteúdos está disponível em português e apresenta as práticas iniciais para quem deseja ingressar na área

Não é lá uma novidade que o mercado de TI tem uma demanda de profissionais muito maior do que a oferta: de acordo com estudo divulgado em 2019 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024 o mercado brasileiro deve apresentar um déficit de 290 mil pessoas.

Mas um fato que não é apresentado com a mesma frequência é que, dentro do mundo de tecnologia, existem algumas áreas na qual essa escassez é ainda maior — e, por consequência a disputa por profissionais é mais acirrada. Dentre as áreas que estão nesta seara, está a análise de dados, por conta do potencial que ela encerra, já que as empresas devem utilizar com maior frequência as informações armazenadas em diversas fontes para entender aspectos significativos do negócio.

Graças à internet, existem diversos cursos on-line que podem ajudar as pessoas que querem que querem entender e até mesmo se aprofundar neste setor. E se você se enquadra no perfil “interessado, porém sem conhecimento prático” e quer dicas sobre como entender melhor o processo de coleta, modelagem e visualização de dados, este texto é para você.

Separamos abaixo cinco cursos disponibilizados pela Microsoft na plataforma Eu Capacito, que abordam os conceitos iniciais da análise de dados e fornecem o passo a passo de das atividades que os profissionais da área costumam realizar.

Todos os conteúdos são apresentados em texto e, com exceção da trilha de imersão à análise de dados, foram traduzidos para a língua portuguesa, o que deixa o aprendizado bem mais acessível.

Confira, abaixo, as informações iniciais de cada um dos cursos. E bons estudos!

Comece com a análise de dados da Microsoft

  • Carga horária: 1 hora | Idioma: inglês

Descrição: as empresas precisam de análise de dados mais do que nunca. Neste caminho de aprendizado, você aprenderá sobre a vida e a jornada de um analista de dados, as habilidades, tarefas e processos pelos quais eles passam, a fim de contar uma história com dados para que decisões de negócios confiáveis possam ser tomadas. Você aprenderá como o conjunto de ferramentas e serviços de Power BI são usados por um analista de dados para contar uma história convincente através de relatórios e dashboards, e a necessidade de fazer BI na empresa.

Tópicos: 

Discover data analysis

Get started building with Power BI

Prepare dados para análise

  • Carga horária: 3 horas e 36 minutos | Idioma: português

Descrição: você explorará o Power Query à medida que aprender a extrair dados de diferentes fontes e escolher um modo de armazenamento e um tipo de conectividade. Você aprenderá a criar perfis de dados, a limpar e a carregar dados no Power BI a fim de se preparar para modelá-los.

Tópicos:  

Obter dados no Power BI

Limpar, transformar e carregar dados no Power BI

Modele dados no Power BI

  • Carga horária: 5 horas e 31 minutos | Idioma: português

Descrição: o sucesso no Power BI começa com um excelente modelo de dados. Neste módulo, você aprenderá a criar um modelo de dados intuitivo, de alto desempenho e simples de manter. Você aprenderá a usar a linguagem DAX para criar medidas. Essas medidas ajudarão você a criar uma ampla variedade de soluções analíticas. Além disso, você aprenderá a aprimorar o desempenho com as tarefas de recuperação de dados do Power Query.

Tópicos:

Criar um modelo de dados no Power BI

Introdução à criação de medidas usando DAX no Power BI

Otimizar um modelo para aprimorar o desempenho no Power BI

Visualize dados no Power BI

  • Carga horária: 5 horas e 5 minutos | Idioma: português

Descrição: o Power BI tem visuais extraordinários que podem ser usados em relatórios power bi e dashboards. Neste módulo, você aprenderá quando usar qual visual resolver qual problema. Você também aprenderá o design do relatório e a formatação do relatório. Além disso, você aprenderá a usar a navegação de relatórios para contar uma história convincente e baseada em dados no Power BI. Os dashboards ajudarão seus usuários a direcionar visuais de relatório para atender às suas necessidades específicas. Relatórios paginados ajudam você a criar artefatos de relatório perfeitos para pixels, como faturas de vendas, ordens de compra, registros médicos, declarações de transações e muito mais.

Tópicos:

Trabalhar com visuais do Power BI

Criar uma história controlada por dados com relatórios do Power BI

Dashboards no Power BI

Relatórios paginados

Análise de dados no Power BI

  • Carga horária: 1 hora e 52 minutos | Idioma: português

Descrição: os autores do relatório podem usar recursos adicionais para aprimorar seus relatórios para insights analíticos em seus dados com recursos como Perguntas e Respostas e exportação. Neste módulo, você examinará de perto seus dados e relatórios de Power BI e, em seguida, extrairá valor com análises mais profundas. Além disso, você aprenderá como classificar dados e como apresentar o relatório de forma coesa. Você aprenderá como obter um resumo estatístico para seus dados e exportar dados do Power BI. Você também aplicará e executará análises avançadas no relatório para obter insights de dados mais profundos e significativos.

Tópicos:  

Executar análise no Power BI

Trabalhar com visuais de IA no Power BI

Fonte: https://computerworld.com.br/carreira/5-cursos-oferecidos-pela-microsoft-para-quem-quer-aprender-analise-de-dados/

Compartilhar está publicação