Comercial (11) 2577-7899

O Analytics Engine permite executar análises de alto desempenho, em tempo real, em banco de dados MySQL

A Oracle lançou nesta quarta-feira (2/12) o MySQL Database Service com MySQL Analytics Engine integrado, otimizado e disponível exclusivamente para Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Segundo a empresa, este é o único serviço MySQL que fornece aos clientes uma plataforma única e unificada para cargas de trabalho de processamento de transações online (OLTP) e processamento analítico online (OLAP) para construir e executar aplicativos modernos com mais rapidez e segurança.

O MySQL Analytics Engine, desenvolvido para o serviço de banco de dados MySQL pela equipe de engenharia da Oracle em colaboração com o Oracle Labs, é um novo acelerador analítico na memória, que pode ser dimensionado para milhares de núcleos, oferece suporte a análises em tempo real e é de pelo menos duas vezes mais rápido e até 66% mais barato que o Amazon Redshift.

O MySQL é reconhecido como o banco de dados mais popular do mundo e é usado pelas maiores redes sociais, empresas de comércio eletrônico e bancos do mundo, bem como pelos fabricantes e empresas de alta tecnologia. Embora os bancos de dados MySQL sejam comumente usados para OLTP, a maioria das empresas que executam bancos de dados MySQL também precisam executar análises em dados armazenados em bancos de dados MySQL. Até hoje, as organizações tinham de extrair, transformar e carregar (ETL) seus dados em um banco de dados analítico separado – um processo caro e complexo, que reduz o desempenho, a segurança e a qualidade dos dados, atrasando a implantação de novos aplicativos.

Funcionalidade
O Oracle MySQL Database Service com o MySQL Analytics Engine fornece um serviço de scale-out totalmente gerenciado para análises e OLTP e é o único serviço que permite aos clientes executar cargas de trabalho OLTP e OLAP diretamente de seu banco de dados MySQL. Quando os usuários ativam o serviço, os dados do MySQL são preenchidos na memória do mecanismo analítico, eliminando a necessidade de dados ETL para bancos de dados especializados. O serviço funciona com quaisquer ferramentas e aplicativos compatíveis com MySQL e direcionará consultas automaticamente para o MySQL Analytics Engine, melhorando o desempenho. Quaisquer alterações no banco de dados MySQL são preenchidas automaticamente no mecanismo de análise em tempo real. Isso simplifica o desenvolvimento de aplicativos, economiza tempo, permite consultas em tempo real, diminui custos e melhora a segurança.

“O MySQL é o banco de dados mais popular entre os desenvolvedores e é amplamente utilizado por empresas de todos os setores. Mas, até hoje, os usuários do MySQL eram forçados a mover seus dados para armazéns de dados incompatíveis separados para análise, levando a custos mais altos e respostas atrasadas ”, disse Edward Screven, arquiteto-chefe corporativo da Oracle. “Com as mais recentes inovações da equipe de engenharia do MySQL, a Oracle é o único fornecedor que oferece aos desenvolvedores e administradores de banco de dados uma plataforma única que pode facilmente executar análises de alto desempenho em tempo real em seu banco de dados MySQL sem exigir qualquer alteração em seus aplicativos, tornando a Oracle Cloud Infrastructure o melhor lugar para executar aplicativos MySQL”, afirmou.

O MySQL Database Service é um serviço de banco de dados em Nuvem totalmente gerenciado, que permite aos clientes provisionar bancos de dados MySQL em minutos e se concentrar no desenvolvimento, sem se preocupar com tarefas demoradas de administração de banco de dados, como escalonamento, backup, patch de sistema operacional e manutenção de servidor.

De acordo com a empresa, trata-se do único serviço de Nuvem pública criado no MySQL Enterprise Edition para ajudar a garantir a mais alta confiabilidade e segurança. O novo serviço é totalmente compatível com o MySQL local, tornando mais fácil para os clientes moverem aplicativos e cargas de trabalho MySQL existentes para o Oracle Cloud. Como resultado, os desenvolvedores sempre têm acesso aos recursos mais recentes do MySQL e podem aproveitar serviços nativos em OCI usando tecnologias como Kubernetes e Docker.

Serviço
www.oracle.com

Matéria fonte: https://inforchannel.com.br/oracle-lanca-ferramenta-para-servico-de-database-na-nuvem/

Compartilhar está publicação