Comercial (11) 2577-7899

Olá, pessoal!

No artigo anterior, demonstrei como recuperar o Windows através do pendrive bootável.

Apesar de todos esforços para recuperar o Windows, dependendo do problema, mesmo assim, poderá não conseguir inicializá-lo. Neste caso, decidi demonstrar como fazer backup dos arquivos que ainda estão no PC pelo prompt de comando através do mesmo pendrive bootável do Windows.

Quando você tem duas partições no HD, você poderá salvar automaticamente seus arquivos na segunda partição e reinstalar o Windows na primeira partição.

Aqui no meu caso, eu tenho um SSD de 240 Gb e utilizo toda a sua capacidade em uma partição apenas.

Se me perguntassem se não é meio perigoso, eu diria que sim, porém, sincronizo automaticamente todos os meus arquivos para a nuvem e faço um segundo backup no HD Externo, então não me preocupo. Fica a dica! Sempre façam os backups em mais de um local.

Como fazer um backup de arquivos através do prompt de comando do pendrive bootável

Se precisarem recuperar arquivos que ainda estejam no armazenamento interno, o primeiro passo a realizar é colocar o pendrive do Windows na porta USB e em seguida ligar o PC.

Backup de Arquivos - Prompt de Comando do Pendrive de Boot

Ao ligar o PC, pressione a tecla de atalho para selecionar a opção de boot. O meu laptop é da Dell e a tecla de atalho é o F12. Para os que não souberem qual é a tecla de atalho, altere a ordem de boot direto na BIOS do PC. Como no caso o pendrive é “USB Storage Device” e em seguida pressiono <enter>.

bkpcmd_02

 

Logo após, aparecerá a tela para escolhermos o idioma, como se fosse instalar realmente o Windows, então clicaremos em “Avançar”.

bkpcmd_04

Depois aparecerá a tela para inicializar a instalação do Windows. Nesta mesma janela, no lado inferior esquerdo, tem a opção “Reparar o computador” a qual iremos clicar.

bkpcmd_05

Na tela seguinte selecione a opção “Solução de Problemas”.

bkpcmd_06

Aparecerá a tela de opções avançadas, onde deve selecionar “Prompt de Comando”.

bkpcmd_07

Ao abrir o prompt de comando, iremos reparar que o diretório raiz dos arquivos fontes dos sistema para executar comandos está em “X:\Sources>”

bkpcmd_08

A qualquer momento após inicializar o boot do Windows, poderemos conectar o dispositivo que vai armazenar o backup (HD Externo ou PenDrive).

Aqui no caso, conectei neste momento que o prompt já estava aberto. Vai reconhecer sem nenhum problema o novo dispositivo USB.

bkpcmd_09

Iniciando a utilização de comandos para fazer o backup

Utilize o comando “Dir” para verificar quais as letras de cada unidade. Se tentar listar o diretório “C:” não vai encontrar nada nele. Dependendo de quantas partições seu PC têm, mudará o que cada letra de unidade se refere. No exemplo da imagem abaixo, ao executar o comando “Dir D:” (sempre pressionando a tecla <enter> ao final de cada comando), poderemos notar que se refere ao pendrive onde estão os arquivos de instalação do Windows.

bkpcmd_10

Para que fique limpa a janela do prompt, foi executado o comando “CLS”, e então foi executado o comando “Dir e:” para verificar o que tem nesta letra de unidade.

Aqui poderemos reparar que o SSD com todas as instalação é esta unidade, assim já temos uma posição onde estão os arquivos que serão feitos os backups

bkpcmd_11

Foi executado novamente o comando “CLS” para limpar a tela e executar o próximo comando. Foi executado o comando “dir para as letras F e G”, porém, não correspondem a nenhum outro dispositivo ou partição.

Ao executar o comando “Dir h:”, descobrimos que é a unidade que se refere ao HD Externo, como está descrito no nome que coloquei nele e também pelo conteúdo que consta dentro dele.

bkpcmd_13

A primeira coisa que podemos fazer é criar um diretório dentro do HD Externo para copiar os backups. Então executaremos o comando “mkdir h:\backup07042021″, onde “mkdir” é o comando para criar o diretório, “h:\” é dentro de onde armazenaremos o backup e “backup07042021″ é o nome do diretório criado.

bkpcmd_14

Começando a copiar os arquivos via linha de comando

Tem dois comandos que podemos utilizar aqui. O comando “copy” e o comando “xcopy” que oferece um pouco mais de recursos e é a qual iremos utilizar.

No caso aqui, irei digitar o comando “xcopy e:\Users\lqgusso\Pictures h:\backup02042021 /S”, onde “xcopy” irá copiar os arquivos e subdiretórios, “e:\Users\lqgusso\Pictures” é o diretório que quero copiar, “h:\backup02042021″ é o local que quero que armazene os arquivos e “/S” é o parâmetro para copiar todos arquivos, incluindo subdiretórios (pastas) que estão dentro da pasta “Pictures”, exceto pastas vazias.

Aqui foi pego como exemplo a pasta de imagens para copiar. Se, por exemplo, quiséssemos copiar o diretório do usuário “lqgusso” inteiro, poderia ser feito, só precisava checar se o tamanho de armazenamento disponível no HD Externo será o suficiente, pois copiará todos os subdiretórios e arquivos.

bkpcmd_15

Como é mostrada na imagem abaixo, os arquivos que estavam dentro da pasta de imagens do usuário “lqgusso” foram copiados para o backup.

Se, ao invés de copiar para o HD Externo, quiser copiar para uma segunda partição, é só checar qual é a letra da unidade correspondente a esta partição e mudar o comando com a letra desta partição.

Após terminar de efetuar o backup, basta fechar o prompt de comando.

bkpcmd_16

Ao fechar a janela do “prompt de comando”, retornará a tela para escolher uma opção. Podemos escolher “Continuar” para reiniciar o PC e então iniciarmos novamente este processo para instalar o Windows ou poderemos clicar em “Desligar o computador” para fazer mais tarde a instalação.

bkpcmd_17

Aqui foi demonstrada uma opção de backup de arquivos do Windows para situações onde não seja possível inicializar o sistema operacional.

O comando “CLS” usado para limpar a tela do prompt de comando a cada execução de um novo comando, foi feita para ficar mais fácil a demonstração. Não existe a necessidade de usar este comando para fazer todo este procedimento. Você pode executar um comando em seguido do próximo.

Espero ter ajudado.

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/backup-prompt-comando-pendrive-bootavel/

Compartilhar está publicação