Comercial (11) 2577-7899

Apesar da Build 21H1 do Windows 10 já estar aí, decidi fazer este artigo, pois notei que esta versão já estava rodando em clientes que eu fazia o suporte remoto, mas no meu laptop e nos computadores dos meus filhos ainda não havia atualizado.

Então, acessei meu Windows Update para checar se havia novas atualizações e reparei que a atualização para esta nova Build estava disponível, mas estava separada das atualizações automáticas, aguardando apenas um clique no botão baixar e instalar para prosseguir com a atualização a qual fiz em todos PCs aqui em casa.

Eu soube desta nova build devido a uma nova opção situada no lado direito da barra de tarefas o qual será mostrada mais adiante neste artigo.

Notei que nos computadores dos meus filhos e de alguns clientes que acessei remotamente, estavam com a mesma situação que a minha, de não ter atualizado automaticamente. 

Como eu já havia atualizado meu laptop, criei uma máquina virtual para demonstrar como atualizar.

Como ver a versão atual instalada do Windows

Se digitarmos “Sistema” no campo de busca de pesquisa da barras de tarefas e em seguida esta pesquisa que aparece como primeira, aparecerá a janela abaixo, sobre o sistema instalado e poderemos ver a versão instalada que é a 20H2. 

windowsupd_00

Como abrir o Windows Update no Windows 10

A primeira forma clicando com o botão direito do mouse no ícone de notificação situado no canto inferior direito da barra de tarefas e em seguida clicar com o botão esquerdo no mouse em “Todas as configurações”. 

windowsupd_02

Na janela de configurações que abre já poderemos notar algumas modificações feitas com a atualização para a Build 20H2. aparecerá a conta que está logada e alguns atalhos principais que são do OneDrive, do Windows Update (que está com a observação “Atenção necessária” devido as atualizações pendentes), possui também da opção Rewards que são referentes aos pontos conquistados pela conta quando executa determinadas tarefas e do Navegador Web (que está como Restauração recomendada, pois o Edge não está como meu navegador padrão). 

Podemos clicar direto em Windows Update para checar as atualizações.

windowsupd_03

Outra forma de acessar o Windows Update é clicando na última opção desta janela de configurações que é “Atualização e Segurança”

windowsupd_04
windowsupd_01

A outra  forma é digitando “Windows Update” no campo de pesquisa e  em seguida clicando em “Verificar se há atualizações”

Qualquer uma destas formas abrirá a janela do Windows Update como é mostrada na imagem a seguir. 

Atualizando o Windows 10 para a última build 21H1

Como aqui no caso não tem nenhuma atualização automática pendente, só apareceu separada a atualização para a versão 21H1, a qual possui novos recursos, correções e melhorias de seguranças. 

Se quiser saber mais detalhes sobre esta atualização, é só clicar no link “Confira o que está nesta atualização” e então poderemos clicar na opção “Baixar e instalar”  

windowsupd_05

Então prosseguirá com o download e instalação da atualização da versão do Windows.

windowsupd_06

Para prosseguir com a configuração e instalação da atualização, aparecerá o botão de “Reiniciar agora” o qual iremos clicar.

windowsupd_07

Ao reiniciar o Windows, prosseguirá com a instalação e configuração da build 21H1 para finalizar a atualização.

windowsupd_08

Após reiniciar o Windows, voltaremos ao Windows Update para ver se teve alguma atualização posterior. 

Encontrou uma que já está baixando de forma automática e outra opcional. Iremos já clicar em “Baixar e instalar” da opcional para instalar as duas pendentes.

windowsupd_09

Ao terminar de baixar e atualizar a primeira atualização, solicitará novamente que reinicie o sistema, então clicaremos em “Reiniciar agora”. A outra opção instalará sozinha na sequência.

windowsupd_10

Após fazer estas atualizações que ficaram por último, ao reiniciar o Windows 10, aparecerá a previsão de tempo na barra de tarefas e que ao passar o mouse por cima, abrirá a janela com as principais noticias. 

Foi ao perceber esta opção na barra de tarefas de um cliente que eu soube que havia uma nova atualização de versão.

windowsupd_11

Para quem acha “chato e cansativo” ficar aparecendo esta opção sempre que passa o mouse por cima é só desabilitar esta opção, clicando com o botão direito do mouse em um espaço vazio da barra se tarefas e dentro da opção “Noticias e Interesses” clicar com o botão esquerdo em “Desligar” ou desmarcar a opção “Abrir em focalizar” que só abrirá se clicar com o mouse em cima ao invés de passar o mouse por cima.

Espero que tenha ajudado e até a próxima.

 Luciano Gusso

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/como-atualizar-o-windows10-para-a-ultima-build-21h1/

Compartilhar está publicação