Comercial (11) 2577-7899

Neste artigo vou demonstrar como instalar a versão preview do Windows 11. Lembrando que, se for utilizar o próprio PC que trabalham, façam o backup dos seus arquivos. 

No fim do mês de julho, a Microsoft anunciou o lançamento do Windows 11 que será liberada para todos o usuários até o fim do ano. Para quem utiliza o Windows 10, a atualização será gratuita. Hoje só quem participa do “Programa Windows Insider” poderá testar a nova versão do Windows. 

Observações importantes sobre a instalação do Windows 11

Só conseguirão atualizar para a nova versão quem tiver um PC com os requisitos mínimos exigidos, que são basicamente os mesmos do Windows 10. Porém, também é exigido que o PC tenha suporte ao TPM (Trusted Platform Module) que já deve constar nos PCs mais atuais. Um chip TPM é um processador projetado para desempenhar as operações de criptografia (para saber mais sobre esta tecnologia pode acessar o site da Microsoft clicando aqui). 

Tentei criar uma máquina virtual para demonstrar estes procedimentos, mas ao entrar no Programa Windows Insider, aparece  uma mensagem informando que meu computador (no caso a VM), não atende aos requisitos para atualizar para o Windows 11. Isso porque não encontra a tecnologia TPM no meu PC. 

Então fiz o backup de todos meus arquivos do meu laptop e entrei para o Windows Insider, porém, apareceu a mesma mensagem que meu laptop não possui os requisitos mínimos para a atualização. Meu laptop tem processador Intel i3, 12Gb de memória e um SSD de 240Gb, porém, precisa estar como o boot no modo UEFI e com o TPM habilitado, do qual vem desabilitado na maioria dos PCs. Para os computadores que estiverem utilizando o modo legacy de boot (como é o meu caso), ao alterar as configurações do boot para UEFI, poderá não encontrar o HD e será necessário formatar o PC e refazer as partições. 

Não irei demonstrar como formatar o HD e reinstalar o sistema, pois no PTI há vários artigos explicando como instalar o sistema operacional do zero.

Abaixo segue o passo a passo para instalar o Windows 11

Lembrando que a instalação é por conta e risco de cada um!

O primeiro passo é acessar a BIOS do PC. O layout da BIOS pode mudar dependendo do PC. Aqui eu uso um laptop da Dell e a tecla para entrar na BIOS ao inciar o PC é “F2″. Dependendo da marca e modelo do PC, pode ser a tecla “Esc” ou “Del”.

Ao entrar na BIOS, como aqui está no modo legacy, acesso a opção de segurança do Boot (Secure Boot) e marco a opção Enabled (Habilitado) para ativar o modo seguro. Aparecerá uma janela perguntando se quero alterar, então clico em “Yes” para confirmar.

Windows11_01

Depois acessaremos as opções avançadas de boot e deixaremos a opção “Enable Legacy Options ROMs” desmarcada.

Windows11_02

Em seguida acessaremos a opção de sequência de boot e habilitaremos o modo UEFI, que provavelmente depois das alterações anteriores, já deverá estar habilitada. Lembrando aqui que dependendo da BIOS do PC, o modo UEFI poderá estar em outra localização.

Windows11_03

Após isso, deveremos habilitar o TPM e que também pode estar como PTT nas opções de segurança. 

Ativando o TPM (Trusted Platform Module) ou PTT (Platform Trust Technology)

No meu caso está como PTT (Platform Trust Technology) Security dentre as opções de (Security) e deixaremos habilitada a opção “PTT” (PTT On). Após este procedimento, clicaremos em Apply ou Save (para gravar as alterações) e então clicamos na opção para reiniciar o PC. A opção de gravar pode estar também na opção Salvar e Reiniciar para sair do boot.

Windows11_04

Se não reconhecer o seu HD, poderá desfazer as alterações na BIOS, mas se tiver disposto a instalar o Windows 10 e atualizar para o Windows 11, basta ter o pen drive bootável do Windows e fazer o boot do PC a partir do pendrive, deletar as partições e recriá-las. Devemos fazer isso, pois as partições se diferem do modo legacy para o modo UEFI. 

Após formatar e entrar no Windows 10, iremos acessar as configurações do sistema, clicando na opção “notificações” localizado no canto direito da barra de tarefas, e expandiremos as opções e clicaremos em “Todas as configurações”.

windows11_05

Se o Windows 10 já estiver com a última build (21H1) instalada e todas suas atualizações, o layout da janela de “Configurações” deverá estar com um layout parecido com a imagem abaixo. 

Neste caso clicaremos em “Windows Update” ou descer até a opção “Atualizações e Segurança”.

windows11_06

Ao acessar a janela de “Atualizações e Segurança”, iremos na opção “Para desenvolvedores” e ativaremos o “Modo de Desenvolvedor”. 

windows11_07

Aparecerá uma janela para confirmarmos o modo de desenvolvedor e clicaremos em “Sim”.

Windows11_08

Em seguida, acessaremos a opção “Programa Windows Insider” e clicaremos em “Começar agora”.

Windows11_09

Abrirá uma janela para vincularmos uma conta Microsoft para começar. O ideal é iniciar o Windows logado em uma conta Microsoft, assim, ao clicar em “Vincular uma conta”, já aparecerá a seu e-mail que está logado no Windows e então é só selecionar esta conta para o “Programa Windows Insider” e solicitará que reinicie o Windows.

Windows11_10

Após reiniciar o Windows e retornarmos dentro da da opção “Programa Windows Insider”, notaremos que estamos vinculados, conforme a imagem a seguir.

windows11_11

Dentro a opção “Windows Update”, notaremos que a versão preview do Windows 11 estará baixando.

windows11_12

Ao finalizar de baixar e instalar, iremos clicar em “Reiniciar agora”

windows11_13

Então finalizará as atualizações do Windows, para depois reiniciar o sistema.

windows11_14

Ao iniciar o Windows 11, já será possível notar algumas modificações, como na fonte aplicada para o login.

windows11_15

Ao entrar, já abrirá automaticamente uma janela com os aplicativos instalados e alguns novos também. 

Agora, nesta versão, as opções da barra de tarefas ficaram centralizadas. 

windows11_16

 Se clicarmos em configurações, por exemplo, podemos ver que o layout das opções de configurações do Sistema também sofreram modificações.

windows11_17

Ao clicarmos no ícone do meio da barra de tarefas, abrira no lado direito da área de trabalho, aparecerão widgets com por exemplo, previsão do tempo e notícias em geral. 

windows11_18

Ao acessar o “Explorer”, veremos também que hã alterações em suas opções.

windows11_19

Existem diversas outras mudanças mas, para não estender demais, só mencionei estas acima.

Se quiser instalar o Windows 11 direto, sem passar pelo Windows 10, é só baixar da internet uma ISO. Aqui optei por demonstrar pelos canais sugeridos pela Microsoft. Verifiquei também que tem sites demonstrando como burlar o TPM, o que não recomendo.

Espero que este artigo ajude você a instalar o Windows 11 no seu PC.

Até mais.

Por: Luciano Gusso

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/como-instalar-a-versao-preview-do-windows-11/

Compartilhar está publicação