Comercial (11) 2577-7899

É fato o grande interesse das pessoas no mercado de TI. Basta realizar uma rápida busca em sites que oferecem oportunidades para entender que esse setor está em grande ascensão. A tecnologia vem ocupando grande espaço nas empresas e, por isso, a demanda por profissionais qualificados e com habilidades específicas cresce a cada dia.

Tendo isso em vista, o profissional de TI deve acompanhar o que é exigido nos dias de hoje, uma vez que a capacitação é fundamental para se destacar nesse mercado. Para se diferenciar, é preciso buscar aprendizado constante, seja por meio da especialização, cursos livres, palestras, entre outras opções que farão toda a diferença nesse segmento.

Dessa forma, preparamos este texto para que você conheça 8 habilidades bastante valorizadas no atual (e futuro) mercado da Tecnologia da Informação. Continue lendo e confira!

1. Programação web/mobile

Por conta da crescente demanda por desenvolvimento de programas e aplicativos, a procura por profissionais da área de programação tem crescido muito, já que eles são responsáveis por projetar, desenvolver e manter soluções em software.

O campo de atuação do desenvolvedor full stack está, cada vez mais, ganhando importância no setor de tecnologia, notadamente por conta do seu perfil multidisciplinar. Isso acontece pelo fato de que as habilidades e conhecimentos desses especialistas são essenciais em todas as fases de um projeto.

2. Big Data/Ciência de dados

O Big Data continua a se disseminar em todas as áreas, auxiliando no reconhecimento e no direcionamento das melhores estratégias nas empresas. Desde dados geológicos complexos até sistemas de inteligência artificial de aprendizado profundo, as corporações que procuram por especialistas desta área exigem um conjunto dessas habilidades.

Percebe-se que o nível de relações que um negócio alcança com a tecnologia é dependente totalmente do grau de educação digital que sua equipe apresenta e, por conseguinte, do nível de impacto que a inovação pode provocar diretamente na empresa.

3. Segurança da informação

Hoje em dia, os profissionais que trabalham com a segurança de sistemas, dados, rede e nuvem são extremamente requisitados, uma vez que as companhias dependem bastante das informações para as operações estratégicas e comerciais.

Não há dúvidas de que uma das habilidades mais requisitadas no mercado de TI envolve a cibersegurança, visto que o conhecimento de ferramentas específicas para plataformas em nuvem é essencial. É fato que a segurança cibernética é imprescindível nos dias de hoje para qualquer empresa.

4. Arquitetura de nuvem

O arquiteto de nuvem é o responsável por supervisionar a estratégia de computação em nuvem de uma empresa. Além do mais, ele tem a competência pelo gerenciamento, implantação e suporte de aplicações voltadas para a cloud. Normalmente, esse especialista conta com um amplo conhecimento de sistemas operacionais, programação, habilidades de rede e segurança.

Para essa função, as organizações precisam procurar por profissionais com conhecimentos de serviços em nuvem e que entendam de governança, automação e gerenciamento de projetos.

5. Mentalidade ágil

Desde seu início no desenvolvimento de programas em 2001, a Metodologia Ágil se disseminou em todo os setores de negócios. 20 anos depois, os 12 princípios do trabalho ágil ainda são relevantes para as corporações em todo o planeta. Isso resultou no fato de que grande parte dos recrutadores buscam por profissionais que tenham esses requisitos e que são capazes de se adaptarem em um ambiente bastante acelerado.

O gerente de projetos do setor de TI precisa agrupar a agilidade que a administração de projetos exige com a abordagem clássica. Porém, o benefício da velocidade é o feedback imediato. Por isso, vários negócios optam por gerentes de projetos que tenham uma mentalidade ágil, sem que sejam “patronos da agilidade”.

6. Cooperação nas equipes de trabalho

Como você percebeu durante a pandemia, várias tecnologias atuais tornaram a comunicação e a colaboração mais simples do que nunca, porém, é essencial que aqueles que desenvolvem esses modelos de aplicações não se esqueçam dos princípios fundamentais de uma comunicação bem-sucedida.

Dessa forma, ao perceber como a tecnologia é muito importante para a maioria das empresas e profissionais, a necessidade de se comunicar com uma grande quantidade de partes interessadas, para traduzir soluções técnicas e persuadir é vital.

A transformação digital exige profissionais de TI que sejam proativos, atuem em time e se comuniquem com todos os stakeholders da organização em que trabalha, uma vez que esse segmento não é mais considerado uma área isolada e apenas de suporte — está se tornando centro de negócios.

7. Data analytics

O desenvolvimento tecnológico nos negócios faz surgir uma grande quantidade de dados sobre comportamentos de consumidores, os quais necessitam ser tratados e averiguados de maneira correta. O mundo está altamente conectado e é praticamente infinito o volume de informações que giram em todo o planeta em tempo real.

O desafio de lidar com tantos dados deve ser encarado de forma estratégica. Embora muitos deles sejam coletados de maneira estruturada, como banco de dados e sistemas de gestão, vários outros também são alimentados por fontes como redes sociais, vídeos, e-mails etc.

Sendo assim, analisar diferentes fontes de informações, validar esse conhecimento e retirar disso insights importantes é uma necessidade constante das organizações, as quais estão disputando os especialistas competentes e capazes de entregar o que elas precisam.

8. Pensamento analítico

Por fim, a perícia objetiva e a análise de sistemas da Tecnologia da Informação é outra das habilidades necessárias para o mercado de TI. Ou seja, o profissional deve contar com uma compreensão profunda de todas as características essenciais para o desenvolvimento de soluções.

Nesse quesito, a capacidade de realizar previsões baseadas em hipóteses reais é tão importante quanto encontrar respostas para os contratempos utilizando a criatividade. O pensamento analítico, dessa forma, deve ser inserido para averiguar os riscos em cenários em que a inovação tende a ser a primeira opção.

Enfim, o mercado de TI está em constante evolução e para você acompanhar todas mudanças é preciso se adaptar. São várias formas de conseguir conhecimento e competência necessárias e, por isso, buscar pela especialização é preciso para conseguir se inserir nesse setor e ganhar destaque no segmento de Tecnologia da Informação.

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/8-habilidades-muito-valorizadas-no-mercado-de-ti/

Compartilhar está publicação